Podpah, o principal podcast no formato "Mesacast" no Brasil. |
A mídia podcast se popularizou no Brasil a partir do ano de 2020. Como a população se viu obrigada a seguir normas de segurança contra o vírus da Covid-19 e ficar em casa, muitos recorreram à internet para consumo de conteúdo, e o podcast foi a mídia mais beneficiada. Só naquele ano, houve um aumento de até 132% de procura por ela. Isso apresentou a mídia para muitas pessoas que ainda não a conheciam. Mas a história do podcast aqui no Brasil já é bem antiga. E antes mesmo de existir em formato vídeo, popularmente conhecido como “Mesacast”.
Em 2004, o programador Danilo Medeiros, resolveu testar uma nova forma de compartilhamento de arquivos de áudio. Inspirado em Adam Curry (radialista e ex-VJ da MTV americana), conhecido como” pai do podcast”, Danilo publicou em seu blog, o Digital Minds, o que seria reconhecido como o primeiro podcast já feito aqui.
O conceito é simples: um arquivo de áudio compartilhado através de um feed, onde os ouvintes podem se inscrever e ouvir os episódios em qualquer agregador de áudio. Danilo publicou um episódio simples, parecido com o que seria um áudio WhatsApp hoje em dia. Como ele mesmo me disse uma vez (tive a oportunidade de entrevistá-lo, vídeo abaixo), ele jamais imaginou que aquilo seria um marco na história da comunicação moderna no país.
Publicar em áudio era mais simples, considerando as limitações da internet naquela época e esse foi o pontapé para que uma série de outros “bloggers” (criadores de conteúdo da época) seguissem seu exemplo. É o caso do (até então) blog Jovem Nerd, que no ano de 2006 lançou o programa “Nerdconnection”, posteriormente rebatizado de “Nerdcast”. Esse programa se mantém ativo até hoje, e aborda assuntos da cultura pop, ciências e empreendedorismo, como uma conversa livre, com edição dinâmica, utilizando trilha e efeitos sonoros, inspirados em programas de rádio (a base do podcast).
Jovem Nerd e Azaghal |
Isso possibilitou que novos formatos surgissem, como podcasts documentais, que abordam os temas de maneira mais jornalistica, contando histórias sobre crimes reais e acontecimentos históricos. E também os podcasts de storytelling, focados em contar uma história narrativa, com personagens e ambientação sonora. Uma espécie de “radio novela moderna”.
Embora o podcast tenha se popularizado através do vídeo, a mídia em áudio também foi beneficiada, e apresentou a novas pessoas essa “radio moderna” que permite ser consumida em casa, no trabalho, em auto-falantes ou fone de ouvido. O podcast continua carregando as bases racialísticas e o poder do áudio em contar histórias e causar sensações únicas, mesmo com a “limitação” de não ter imagens.