Recomendação: Fullmetal Alchemist Brotherhood!

Por Murilo Hal


Fullmetal Alchemist Brotherhood é um anime e mangá escrito e desenhado pela mangaká Himoru Arakawa, teve duas adaptações em anime, a primeira menos fiel e a segunda, que recebeu o Brotherhood no titulo e é extremamente fiel ao mangá. Eu assisti ambos os animes, o primeiro a muito tempo atrás e como a série não tinha final, nunca mais me interessei em voltar para esse universo. Porém, depois de muito tempo, resolvi assistir a série novamente, mas agora assistir o Brotherhood e dublado! Imaginem a minha surpresa quando esse se tornou um dos meus animes favoritos e um dos poucos que realmente me fizeram chorar assistindo ao final.

Na história do mangá, os irmãos Edward e Alphonse Elric são alquimistas que ao tentar ressuscitar sua mãe acabam perdendo seus corpos, Edward perde uma perna e uma braço e Alphonse perde o corpo todo e sua alma fica presa a uma armadura de metal. O restante da trama envolve politica, guerras, quase uma guerra dos tronos em forma de shonen. Fiquei realmente deslumbrado com a capacidade desse mangá fazer várias tramas politicas de forma inteligente e sem ficar algo chato e somente burocrático, algo que Game of Thrones também faz muito bem.


Mas o que mais chama atenção mesmo no decorrer dessa aventura, é o nível de pesquisa que cada capitulo tem, me deixava embasbacado saber que todos os círculos de transmutação, toda a informação sobre os elementos que o corpo humano possuí, tudo estava correto e comprovado, isso dava uma profundidade para a história que não há em muitos e muitos outros mangás atualmente. Outros pontos muito interessantes são como Arakawa consegue escrever personagens tão carismáticos a ponto de me fazer chorar com a morte de um vilão! Cada nuance que ele apresenta sobre o personagem é importante para o final.

E se eu falei do final, esse é o melhor final de mangá que eu já vi! Ele fecha todas as pontas deixadas a longo da série, coisas que aparecem nos primeiros episódios, se tornam pontas de virada no último! Isso mostra como foi algo estruturado e sem enrolação, como a história é realmente o ciclo que se fecha perfeitamente. Quanto a dublagem da série, ela é perfeita! Desde Cavaleiros do Zodíaco e Dragon Ball que eu não me apegava a vozes de dubladores em animes, aqui todas são boas, casam bem com seus personagens e trazem a emoção necessária em cada aspecto de suas falas, eu recomendo que assistam dublado mesmo, é um experiencia muito boa!


Por fim, Fullmetal Alchemist é um obra prima do mercado japonês e se sobressai em muitos aspectos a pelo menos 90% dos mangás shonen atualmente em produção, eu recomendo muito que você assista a série completa, tem apenas 64 episódios, nenhum que você considere filler ou de enrolação, vale muito a pena!