Homem Aranha (2002): Os 15 anos e a influência para o cinema de heróis.

Dia 3 de Maio, é o aniversário de estréia do filme Homem Aranha, e agora em 2017 ele completa 15 anos. Esse filme deixou uma marca do heroi nos cinemas, teve 2 continuações, e foi uma inovação. Então não poderiamos deixar em branco essa data comemorativa.


Peter Parker (Tobey Maguire), é um nerd que vive uma simples vida em nova york. Ele mora com seus tios, Ben (Cliff Robertson) e May Parker (Rosemary Harrise). Peter é um grande aluno de ciências e muito aplicado. Ele tem como amigo, o filho de um dos maiores ciêntistas de nano tecnologia, Norman Osborn (Willem Dafoe). O Garoto é apaixonado por sua vizinha, Mary Jane (Kirsten Dunst), garota popular do colégio. Em passeio de escola, onde são exibidas aranhas geneticamente modificadas, Peter é mordido por uma delas. A partir dai, sua vida muda.


Peter chega em casa e passa mal. Acaba caindo na cama, sofrendo mutações e seu corpo é quimicamente alterado, fazendo com que ele possa escalar paredes, emitir pelos punhos um fluido ultra-resistente semelhante à uma teia de aranha, desenvolve um sentido de premonição, além de superforça e visão ampliada. Inicialmente Peter pensa em usar seus novos poderes para ganhar dinheiro, adotando o nome de Aranha Humana e se apresentando em lutas de exibição.

Porém, ao permitir que um ladrão fuja por não considerar sua função capturá-lo, o fugitivo acaba assassinando seu tio Ben. A partir dai Peter decide não usar mais seus poderes para proveito próprio e sim para enfrentar o mal, tendo como seu primeiro grande desafio enfrentar o psicótico Duende Verde, que na verdade é o empresário Norman Osborn, após ter sido exposto à um gás experimental que lhe deu uma segunda personalidade e grande força física. 

Me Lembro até hoje da primeira vez que assisti. Era em VHS, com péssima qualidade e em inglês, mas como todo criança, eu não ligava muito para isso. A Emoção de ver o herói já estava ótimo para mim, na época, com 5 ou 6 anos de idade. Me lembro de poucos relances, como a cena em que Norman Osborn se transforma no Duende Verde, e a cena classica onde o aranha salta por Nova York no final do filme. Esse efeito em uma criança pode ser causado até hoje, e naquela época, a muito tempo a gente não via um filme de Super-Heróis assim.


Está vendo esses personagens acima? Bom, o filme Batman & Robin (1997) é o quarto filme da série batman e o segundo filme dirigido por Joel Schumacher, que ridicularizou o personagem em seus filmes, com bizarrices já comentadas em um de nossos podcasts (link aqui). Você deve estar achando estranho eu estar falando de Batman em meio a um especial de Homem aranha, mas o patamar de ruindade desse filme foi tão grande, que afundou o género de Super Heróis nos cinemas. É ai que o homem aranha entra! Depois de varios engatinhamentos (como os ótimos Blade 1 e X-men), Homem aranha veio com uma proposta mais direta e uma afirmação do retorno das adaptações.

Com sua ótima direção, e um clima bem agradável, o filme conquistou muito! É claro que como adaptação, ele deixa um pouco a desejar em alguns quesitos, mas é bem estruturado. Existem varias passagens do personagem dos quadrinhos que aqui estão resumidas, mas como já dito, sem perder a essência. É por isso que digo que o cinema jamais irá esquece-lo, pois é um memorável.


Foi a maior bilheteria de 2002 nos Estados Unidos, com $403 milhões, sendo US$ 114 milhões apenas no fim de semana de estréia

A Pré-produção e diretores cotados


Quando os direitos cinematográficos de Homem-Aranha ainda estavam sendo disputados na Justiça, o diretor James Cameron chegou a fazer um resumo de 57 páginas de como seria o filme caso ele fosse o diretor. Em sua versão, o vilão do filme não seria o Duende Verde, mas sim, Electro. Se a reclamação de muitos na versão de Raimi foi que Peter conseguiu fazer um uniforme perfeito, na versão de Cameron, Peter iria fazer uma roupa horrorosa, e por ser ridicularizado, deixaria de ser o Homem Aranha (coisa que aconteceu muito nos quadrinhos). Mas ai em certo momento de dificuldade, ele retornaria, e usaria uma roupa de Dia das Bruxas, inspirada na roupa dele, só que muito mais detalhada.

Outros diretores cotados foram: Ron Howard (Anjos e demonios), Steven Spielberg (Nem preciso citar), Chris Columbus (Harry Potter 1 e 2), David Fincher (Alien 3, Roland Emmerich), Jan de Bont (Lara Croft 2) e os irmãos Wachowski (Trilogia Matrix). 

Atores cotados

Peter Parker/Homem-Aranha 

Leonardo DiCaprio, Ben Affleck, Freddie Prinze Jr, Heath Ledger, Jude Law, Chris Klein, Ewan McGregor, Nicholas Brendon,Colin Farrell, Jay Rodan, James Franco, Scott Speedman e Wes Bentley. James Franco fez um teste, e ganhou o papel de Harry Osborn.

Mary Jane

Jennifer Aniston, Alicia Witt, Mena Suvari, Majandra Delfino, Kate Hudson e Eliza Dushku (que fez o teste de Tobey Maguire).

Norman Osborn/Duende Verde

Liam Neeson, Nicolas Cage e John Malkovich.

J.J. Jameson

R. Lee Ermey e William H. Macy.

Algumas participações especiais

Ted Raimi, que interpreta o assistente de J. J. Jameson, é irmão do diretor Sam Raimi e frequentemente atua em seus filmes. 

Lucy Lawless, a Xena - Princesa Guerreira (leia com a voz do narrador da Record), interpreta uma punk, que dá entrevista sobre as aparições do aranha. Xena foi uma  série produzida por Sam Raimi, que tambem tinha a participação do seu irmão Ted.

Polemicas


O primeiro teaser-trailer do filme mostrava o super-herói capturando um grupo de ladrões e prendendo o helicóptero de fuga deles nas  torres do World Trade Center. Entretanto após os ataques terroristas do 11 de setembro, este trailer foi retirado de circulação dos cinemas e também do site oficial do filme. Também foi tirado de circulação o primeiro pôster, em que as torres gêmeas estavam refletidas na lente do herói.


Na cena em que o Homem-Aranha se torna famoso, se prestar atenção, é possível ver as torres. 

Indicações e Prêmios


Foi indicado ao Oscar de Melhores Efeitos Especiais e Melhor Som. No Academy of Science Fiction, Fantasy & Horror Films. Venceu na categoria de Melhor Trilha e foi Indicado nas categorias de Melhor Filme de Ficção Científica, Melhor Diretor (Sam Raimi), Melhor Ator (Tobey Maguire), Melhor Atriz (Kirsten Dunst) e Melhores Efeitos Especiais. No BAFTA Film Award,foi indicado na categoria de Melhores Efeitos Especiais. Em 2003 (mesma data de todas as outras premiações) MTV Movie Awards (premiação de cinema da MTV) o filme ganhou na categoria Melhor Atriz (Kirsten Dunst), Melhor Beijo (Tobey Maguire e Kirsten Dunst) e nas categorias de Melhor Filme, Melhor Ator (Tobey Maguire) e Melhor Vilão (Willem Dafoe).

Falando em cena do beijo...


Essa cena pode ser vista em varios Tops de melhores cenas de beijo. O Primeiro beijo de Mary Jane e Homem Aranha acontece depois que o herói a salva de bandidos. Olhando assim ,a cena é muito bonita (principalmente a Kirsten Dunst), mas houveram algumas complicações nas filmagens. De acordo com Maguire, a cena foi mais dificil de ser feita do que as cenas de ação. 

“A água da chuva entrava no meu nariz. Daí, quando a Kirsten colocou a máscara de volta, fiquei totalmente sem ar” disse Tobey. 

Já o resultado valeu!

Trilha Sonora


Na trilha sonora instrumental está Danny Elfman, que combina a tradicional orquestração, percussão e elementos de eletrônica. Já na trilha sonora de musicas compostas, temos a musica tema do filme, chamada Hero, por Chad Kroeger, vocalista fazer o Nickelback e Josey Scott, vocalista do Saliva, bandas de muito sucesso na época (época do chamado Post-Grunge). Os demais responsáveis são Tyler Connolly, guitarrista e vocalista do Theory of a Deadman, Paul Iverson, baixista do Strange Advance, Mike Kroeger, baixista do Nickelback , Matt Cameron, baterista do Pearl Jam e Jeremy Taggart. O Video Clipe foi dirigido Por Nigel Dick (que em 1994 dirigiu um filme chamado Desejo Mortal, com Michael Madsen, pouco tempo depois de ter vivido Mr. Blonde em Cães de Aluguel).

Sequências


Em 2004, foi lançado Homem Aranha 2, que trazia de volta o elenco do primeiro filme, com alguns personagens novos. O Vilão escolhido para o longa, foi DR Octopus (intepretado por Alfred Molina). Foi o auge da trilogia, com um desenvolvimento do vilão de dar inveja a muitas adaptações de quadrinhos recentes e novamente trazendo respeito a essencia do personagem.


Em 2007, foi lançado o ultimo filme da trilogia. Homem Aranha 3. Apesar de carecer de qualidade, pasmem, foi o filme mais visto pelos brasileiros naquele ano. Pelo menos rendeu Emo Aranha...

Conclusão


Tom Holland é o que mais se assemelha ao herói dos quadrinhos, mas antes dele e Andrew Garfield, Tobey Maguire foi precursor. Indico a você que revisite o filme. 15 anos passaram rapido, algumas coisas podem parecer datadas, mas o respeito prevalece. Estar aqui falando sobre esse filme é motivo de orgulho para mim. Tenho certeza que ele não marcou só os anos 2000. Ele marcou o cinema de herói como um todo. Parabéns a todos os envolvidos!