Ninguém filmou em IMAX como estamos fazendo, diz Christopher Nolan, sobre seu novo filme, Dunkirk


Se você já assistiu a Batman – O Cavaleiro das Trevas (2008) ou O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012) em Blu-ray, deve ter reparado nas varias mudanças no formato de tela. Algumas cenas são em Widescreen e outros em Fullscreen. Mas por que isso acontece?

A Partir do segundo filme da franquia, o diretor Christopher Nolan aderiu a filmagens em câmeras IMAX. Isso realça a exibição nas telas de cinema nesse formato, e desde então, Nolan passou a utilizar cada vez mais desse método. O Único problema de se filmar em IMAX é que as câmeras fazem muito barulho, o que atrapalha em cenas de diálogos extensos. Então, a pesar de em “Ressurge” filmar grande parte do filme com elas, algumas cenas ainda são filmadas em câmeras tradicionais. Segundo Nolan, mudará agora!

Em recente entrevista, Nolan afirmou que seu novo filme, Dunkirk, vai mudar o cinema IMAX:

“Poucas pessoas fizeram isso antes e ninguém filmou em IMAX como estamos fazendo. A maior parte do filme é IMAX. Com cada produção fomos aprendendo mais e mais para maximizar nossa habilidade em usar aquelas câmeras, e encontramos formas de leva-las para lugares pouco usuais para um objeto daquele tamanho, mas a qualidade de imagem fala por si mesma. Acho que será uma apresentação bem empolgante, particularmente nos cinemas IMAX”.

Era apenas uma questão de tempo para Nolan chegar a esse ponto. Como ele afirmou, ao logo de suas ultimas produções, ele foi utilizando cada vez mais deste artificio. Quem assiste aos seus filmes em IMAX sabe a diferença que isso faz. É claro que a maior expectativa para o filme é saber se Nolan apresentará um filme melhor que seu ultimo, Interestelar (2014). A Torcida não é pouca, mas aparentemente, em questão visual, o filme não decepcionará.

O filme será baseado na história da Operação Dínamo, que conseguiu resgatar mais de 330 mil homens da cidade de Dunquerque, na Segunda Guerra Mundial, durante um cerco Nazista, em 1940. A previsão de lançamento está para Julho deste ano.