O Episódio Proibido de Pokemon



Antes da internet, tudo era lenda, e hoje ela está ai para nos revelar muitas histórias que podem dar uma nova visão as nossas infancias. Quem diria Pokemon...

Estou falando do Episódio 38 de titulo O Soldado Elétrico Porygon, que foi proibido por causar ataques epilépticos em várias pessoas que assistiram. O motivo foi o famoso "Choque do Trovão" do Pikachu. Durante o episódio, o Pokemon acerta dois misseis, causando uma forte explosão. Os Animadores da cena utilizaram 60 frames para mostrar o efeito, tudo em apenas 4 segundos, o que causou vários casos de ataques epiléticos em crianças que estavam assistindo no dia.

Aviso a quem tenha Epilepsia para não ver a cena!


Aos que chegaram vivos até aqui, aproveite e veja uma reportagem feita no Jornal Nacional na época!


Utilizar 60 frames em exibição na TV não é comum. Normalmente são utilizados apenas 25, e muito mais que o dobro disso tem influencia em pessoas com epilepsia. Na época os executivos do canal de televisão pediram desculpas ao publico, e o episódio nunca mais foi exibido.


Porygon só voltaria a ser lembrado durante uma passagem do episódio de número 39, como Porygon2 e Porygon-Z, suas evoluções.

Simpsons não poderia ficar de fora...

Um dos episódios de Os Simpsons faz referência ao ocorrido. Quando Homer e Bart estão assistindo a desenhos japoneses (sim, eu sei que se chamam Animês), tambem passam a sofrer convulsões.