A Saga do NÃO Leitor #06: Quadrinização de Filmes. URGH!

Introdução: Rafa sempre foi um menino gente boa. Mas nunca foi leitor de quadrinhos. Eis que isso mudará! Leia está Saga chamada "A Saga do NÃO leitor de Quadrinhos" e conheça as descobertas do menino se aventurando e descobrindo um novo mundo.



Venho através da 6ª edição do SDNL falar sobre uma armadilha que cai muitas vezes antes de começar a ler HQs frequentemente: As Adaptações de filmes em Quadrinhos.

Muitos de vocês já se depararam com versões quadrinizadas de filmes quando visitavam (ou ainda visitam) bancas de jornal ou sebos. Essa pratica é antiga, e bem meia boa. Não vou dizer que todas são ruins, mas a maioria não salva. Eu fico me perguntando a serventia das quadrinizações. Antigamente não era tão facil rever um filme, mas ainda sim não vejo isso como um grande motivo. Caso você ai tenha uma idéia da serventia delas, convido-o para apresenta-la nos comentários.

Batman (1989) de Tim Burton: O Exemplo Marromeno


Filme que fez muito sucesso na época. Ninguem havia visto o Homem Morcego de forma tão sombria até então. Eis que em uma das primeiras visitas ao sebo que frequento constantemente, achei a versão quadrinizada do filme (que prometia na capa ter um Poster dele, mas com certeza o antigo dono pegou pra ele :( ). 



A HQ está bem conservada. Nem aparenta ter mais de 25 anos.  A arte de Jerry Ordway, reproduz o filme de maneira bem fiel. Todos estão uma cópia exata dos atores.

O Bizarro são certas liberdades que foram tomadas na hora de quadriniza-lo. Existem cenas que não existem no filme e outras retiradas das HQs. Essa é uam tentativa de dar um diferencial, mas é tao pequena que nem surte efeito.

PQP, VLW MESMO POR AVISAR QUE TAVA CAINDO, EM CARA? NEM PERCEBI!
Particularmente esse não foi uma decepção comprar essa HQ, mas espereva algo a mais. Foi Inocência a minha, confesso. Agora, o que foi ruim mesmo foi achar na coleção um exemplar de adaptações pior ainda...

Homem Aranha 3 (2007): O Exemplo Errroooou


O Terceiro filme do Homem Aranha dirigido pelo Sam Raimi já não lá essas coisas. Imagine essa adaptação.


Já Começou Errado! Nunca que vou chamar isso de Histórias em Quadrinhos! Talvez um livrinho infantil com artes, mas quadrinhos não! Nem balões isso tem!

Ele resume com poucas artes e mini textos a história do filme. Muitas das cenas do filme são resumidas em apenas 1 quadro. A Arte de Steven E. Gordon não tenta reproduzir o filme, o que admito que dá uma identidade própria a HQ, mas a arte em si não está muto diferente dos livros infantis que você acha em bibliotecas.



Interessante é a pagina em que Peter percebe que existe um simbionte em seu tenis, antes mesmo de ser tomado por ele. Faltou uma cronologia ai Tio.


Ainda me pergunto para que servem as adaptações. Alem do mais, me pergunto por que comprei elas. Esse é um habito que não aconselho a ninguem! Talvez para uma leitura rapida, mas isso a gente pode muito bem fazer escondido enquanto o dono da banca não v...NÃO QUE EU FAÇA ISSO...MAGINA...

Acompanhe Nossas Redes Sociais: Twitter, Facebook, Instagram, Orkut (NOT), Filmow. Ah, e deixe seu comentário!