A Saga do NÃO Leitor #03 : Os Formatinhos da Abril!

Introdução: Rafa sempre foi um menino gente boa. Mas nunca foi leitor de quadrinhos. Eis que isso mudará! Leia está Saga chamada "A Saga do NÃO leitor de Quadrinhos" e conheça as descobertas do menino se aventurando e descobrindo um novo mundo.



Com certeza tem muito jovenzinho por ai, assim como eu, que não teve nenhum contato com as edições da Marvel e DC pela Abril. E MUITO menos sabia o que era os ditos "Formatinhos". Essa é só uma das maravilhas que visitas a Sebos tem me feito :D Bora pra segunda edição "dé saporra"!


Formatinho, meus queridos, eram os nomes dados as edições versão "mini" de HQs, que hoje sobrevivem firmes e fortes com a Turma da Monica, mas antes eram realidade até para os Super Heróis. Como lançar as HQs em formato americano era muito trabalhoso, e exigia uma demanda de impressão muito maior do que a utilizada pela editora na época, as HQs eram lançadas em formato reduzido.

Isso alterava muito do produto original e reduzia a qualidade. Em uma visita que fiz a um Sebo na minha cidade, consegui alguns formatinhos para conferir o material, e deixar essa coluna mais "Tchan!"



Para facilitar o entendimento de cada alteração feita, vamos em tópicos:

Capas no estilo Quebra-Cabeça


As capas utilizadas nos formatinhos, pasmem, não eram as mesmas da versão americana. Muitos desenhistas redesenhavam cenários e personagens para montar capas das revistas. Sem contar que muitas vezes eram adicionadas coisas equivalentes a cidade de são paulo de fundo em uma revista do Superman!

Desenho



Certa vez ouvi em um Podcast que um quadrinista que teve uma das histórias publicadas nesse formato, não conseguiu reconhecer seu desenho no formatinho. Tudo por que, com os quadrinhos reduzidos, o desenho fica mais comprimido. Já pegou uma imagem e reduziu ela mo Gimp? Bem isso!

Cores



Para reduzir deve-se tambem re-colorizar, para as cores não perderem a intensidade. Mas de qualquer maneira, re-colorizar altera as cores, e as do formatinho são bem intensas, alem de ser possivel enxergar marcas de tinta da impressão nas folhas, hehe.

Balões de Dialogo. ADEUS!



Muitas vezes a redução era tão absurda que balões de dialogo eram re-escritos, se não CORTADOS dos quadros. Isso mudava o sentido da história, o que em teoria é uma afronta a uma HQ, por pior que ela seja. Imagine mudar o sorriso da Monalisa? É aquele estilinho Globo cortando filmes. Eu realmente queria ter achado uma comparação entre uma Pagina na versão original e Formatinho, mas não consegui. Sorry



Das HQs que conferi até agora, e comparando com outras edições que tambem irei falar aqui na coluna, é perceptivel que os Formatinhos, mesmo tendo história aqui no brasil (muitas sagas conhecidas foram publicadas nesse formato), são muito inferiores ao formato americano. Mas ressalto que são divertidos. Já leu alguma HQ em formatinho? Deixe nos comentários a sua visão desse formato. Semana que vem tem mais! Flw meus abiguinhos!

Acompanhe Nossas Redes Sociais: Twitter, Facebook, Instagram, Orkut (NOT), Filmow. Ah, e deixe seu comentário!