Por Trás da Mídia #2: Qual o poder dos super-heróis?


Fala lindões, na edição de hoje eu vos trago uma análise sobre um assunto que deve ser do interesse de todos vocês. Não é segredo pra ninguém que os filmes de super-heróis estão fazendo um grande sucesso nos últimos anos.

Temos presenciado uma guerra entre Marvel e DC pra conquistar os fãs. Mas afinal, porque esses filmes fazem tanto sucesso tão facilmente e conseguem agradar um público tão variado de pessoas? Vamos conferir alguns motivos.

- São filmes fáceis de entender

Sério? Sim. Parece bobo, mas qualquer um entende um filme de super-herói, seja criança, adolescente, adulto ou idoso. Realmente parece um motivo bobo, mas não é. Isso se trata da famosa teoria da bala mágica. Mas que merda é teoria da bala mágica? É simples também, essa teoria diz que uma mensagem ou informação é transmitida com maior sucesso se a maioria das pessoas consegue entende-la da mesma forma. Resumindo , quando a maioria das pessoas assiste a um filme e consegue entende-lo facilmente, a chance de ele ter sucesso é muito maior, sem contar que a maioria das pessoas que assistem a um filme não quer ficar pensando muito e querem entender a história facilmente.

- O bem sempre vence o mal

Que lindo, que poético, que filosófico, mas é verdade. Querendo ou não a maioria das pessoas nasce boa, pura, cheia de amor e bondade em seu coração (que viadagem), assim, já que somos ótimas pessoas sempre vamos preferir ver o bem vencendo o mal, por mais que todos saibam que esse seja o final de todos os filmes de super-heróis, todos querem assistir pra ver o bonzinho vencer o vilão. Parece ridículo também? Então me fala, porque tanta gente assiste novela? Afinal todos os finais assim como nesses filmes são previsíveis e o bem sempre vence. Somos todos paz e amor no coração, admitam.

- Temos alguém em quem acreditar

Esse também é um motivo meio filosófico, apesar de falar no motivo acima que todos nascemos puros e cheios de bondade algumas pessoas são corrompidas pelo sistema (que clichê de merda, admito). Sim, estamos falando deles, nossos queridos políticos. A realidade em nosso país e em muitos lugares do mundo é meio foda quando se fala em política, os representantes estão pouco se importando pra população, mas a população precisa ter alguém em quem acreditar. Afinal não se podem acabar as esperanças da humanidade, nada melhor do que um super-herói, com ele, mesmo que por poucos minutos do filme, temos a certeza de que alguém lutará até a morte para nos salvar do mal e garantir nossa paz.

- Bombardeio de informações

Deixando a filosofia de lado e voltando pras teorias comunicativas, um dos motivos das pessoas se entregarem a celulares e também a internet é porque assim elas recebem um bombardeio de informações. Um drama, um romance, uma comédia, são gêneros mais calmos, sem muita ação, já nos filmes de super-herói a maioria das cenas tem ação, tem informação bombardeando as pessoas que estão assistindo, é soco, chute, tiro, voo, facada, sangue, capotagem, tem de tudo nesses filmes, a pessoa não tem tempo sequer de pensar e fica fascinada com a quantidade enorme de informações que recebe em tão pouco tempo, fazendo assim com que esses filmes sejam um sucesso.

- A pessoa se vê no lugar do super-herói

Voltando a filosofia, esse é clássico e fácil de entender, quem nunca quis ser um super-herói quando criança? Se até hoje tem gente de quase 30 anos se vestindo de Batman e Superman, não adianta negar, todos já pensaram pelo menos por um momento em ser um super-herói, em qual seria seu poder especial, assim, muitas pessoas, na maioria crianças, acabam assistindo esses filmes, pois se colocam e se imaginam no lugar do super-herói, alimentando um sentimento de que tal pessoa seja especial e tenha seu valor.


- Fuga da realidade

Pra finalizar, mais um motivo clássico, mas esse não é exclusivo desse gênero e sim de todos os gêneros e não só do cinema como também qualquer conteúdo fictício (novelas, teatros, séries). Se não forem todas as pessoas, pelo menos 95% de quem assistem a um filme fica pelo menos 1 minuto longe da sua realidade. Isso não é ruim, grande parte da população vive momentos de sua vida em que precisa escapar, nem que seja por poucas horas, e os filmes são perfeitos para isso. Entrar em outro mundo, outra realidade, outras pessoas vivendo problemas totalmente diferentes do seu, faz muito bem para muitas pessoas e ajuda muito para que elas consigam resolver seu próprio problema.


RESUMINDO:

Os filmes de super-herói muitas vezes podem não ser aclamados pelas críticas, podem não receber oscar de melhor filme do ano, mas sempre são sucesso de bilheteria e levam milhões ao cinema, se você quer um resumo do motivo pelo qual eles são um sucesso, é só ler o título dos tópicos. Se leu até aqui espero que tenham gostado, sintam-se livres para comentar, concordar ou discordar, até a próxima. #VAITERPROXIMA #CHUPARAFAEL #SELIGANAINDIRETA

-

Olá, me chamo David Zorzin, tenho 20, estou cursando Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e pretendo me especializar em convergência do conteúdo televisivo para a Internet.

Acompanhe Nossas Redes Sociais: Twitter, Facebook, Instagram, Orkut (NOT), Filmow. Ah, e deixe seu comentário!