Mad Max: Fury Road SEM SPOILERS


Eu realmente podia ter escrito este texto ontem logo que cheguei em casa, após ter visto os 120 minutos de Mad Max: Fury Road mas resolvi deixar a euforia passar e aqui estou agora, quase um dia depois, para escrever sobre essa obra de George Miller. Por falar nisso acabo de perceber uma coisa: minha animação com o filme não passou nem um pouco.

O mundo aqui construído por Miller é visualmente fantástico, moralmente execrável e violentamente feroz, fazendo jus a seus predecessores e ouso a dizer superando os mesmos ainda que contenha elementos dos três filmes. Não há lugar para amor materno, romances ou compaixão na organização social a qual somos apresentados, todos aqueles que não se adéquam sofrem as conseqüências. Em um mundo como esse não há lugares pra humanos, só pra animais, e Max é um.

Tom Hardy esta magnífico no papel. A personagem de Max no filme é toda hora atormentada por seu passado, enquanto no presente é obrigada a fazer o que pode pra sobreviver, luta por isso com unhas e dentes, luta de forma visceral e é ai que entra a habilidade de Hardy. Nas poucas vezes que fala, ele não fala, grunhe; quando tem que tomar alguma decisão, mesmo que não pareça, ele toma sempre pensando em sua sobrevivência e os poucos momentos de humanidade deles são passados por olhares ou gestos, não por longos monólogos de motivação. Realmente um grande trabalho tanto do Ator quanto do diretor. que no meio daquela grande espetáculo visual conseguiram inserir certas sutilezas. Essas que não acabam por ai. 


Obviamente que um personagem quase mudo precisaria de um apoio pra levar o filme e é ai que entra a maravilhosa, linda, cheirosa, deusa Charlize Theron. Sua interpretação no filme esta fantástica, dando peso e força extraordinária a sua personagem que verdadeiramente é a força motriz da trama. E se tratando de mulheres o filme não desaponta, em sua maioria são personagens fortes e independentes, que conseguem agir por si só e até tem sua própria organização social fora das garras do antagonista. Esse papel feminino forte no filme e a própria critica que o mesmo faz a regimes machistas vem sendo muito falada em diversas mídias, principalmente por grupos que acusam o filme de passar uma mensagem Pro Feministas.


Já falando de mensagens o filme tem muito subtexto dentro de si, falando muito sobre sobrevivência, religião, papel da mulher, fé e faz paralelos perfeitos quanto a religiões que usam seus fieis como meros peões, oprimem suas mulheres e controlam seus recursos de modo a usar os próprios seguidores como massa de manobra. Obviamente que não estou falando somente de religiões predominantes no Oriente, só pra avisar os mais apressadinhos.

Passando a partes mais técnicas. A fotografia do filme é simplesmente alucinante! Tem cores extremamente vivas que parecem contrastar não sem um esquema de luz e sombra mas em contraste com cores (Não entendo muito disso, foi só uma impressão então por favor aqueles mais entendidos me corrijam e expliquem por favor). O filme mistura ângulos de câmeras característicos da serie, como a câmera acelerada frenética e as panorâmicas nas horas de perseguição; são takes tão bonitos que merecem ser emoldurados e colocados em quadros por toda eternidade. Sério, a tomada da tempestade de areia chegando é uma sacanagem de linda. 


Outro ponto extremamente positivo é a trilha sonora, que se mistura ao filme como algo "in loco", isso sendo inserido no mundo louco e esquizofrênica de Mad Max e sendo usado em certos momentos como se fossem cornetas de guerra, dando ainda mais histeria para as cenas de ação, em que parece-se estar tomado por todos os psicotropicos do mundo. A trilha também funciona muito bem em horas traumáticas mas de fato brilha na ação.

Ação essa que é praticamente ininterrupta. Em resumo Mad Max é um filme alucinado com as cenas de ação mais criativas e fantásticas que um ser humano poderia pedir, perseguições fantásticas, uma sutileza ótima e um "One Shot" fantástico dentro do mito que se tornou a franquia de George Miller. 


Lembrando que esta semana teremos DOIS podcast especiais sobre Mad Max então fiquem ligados no Site, tem muita coisa bacana vindo ai. 

Acompanhe Nossas Redes Sociais: Twitter, Facebook, Instagram, Orkut (NOT), Filmow. Ah, e deixe seu comentário!