The Warriors - Selvagens da Noite (1979)


É inegável que os anos 70 foram fundamentais para moldar os filmes Blockbusters nos cinemas. Spielberg lança Tubarão (1975), considerado o primeiro "arrasa quarteirão", e George Lucas mete o pé na porta com Star Wars (1977). No finalzinho dessa década, mais precisamente em 1979, foi lançado um filme cujo o tema eram brigas de gangues na madrugada sombria de Nova York. Foi lançado The Warriors - Os Selvagens da Noite, dirigido por Walter Hill (Ruas de Fogo, entre outros...).

O filme se passa em uma versão alternativa de NY em 1979. A cidade está tomada pelas gangues de rua que guerreiam entre si e contra a polícia. Cyrus, o líder da maior gangue da cidade, os Gramercy Riffs, declara uma trégua e convoca uma reunião geral no Bronx com a intenção de unir todas as gangues para a dominação total da cidade. No entanto, ele é assassinado por Luther, líder dos Rogues. Para se salvar, Luther acusa os Warriors, gangue de Coney Island, pelo  assassinato. A Partir disso, os Warriors, liderados por Cisne (sim, o nome do cara é esse) tem de escapar e sobreviver a todas as gangues, enquanto tentam voltar para casa.

É Impressionante o quanto o filme se demonstra divertido e com um ritmo extremamente atual. Para buscar um exemplo conhecido por todos, ele é com o De Volta para o Futuro (1985). Muitos anos se passaram, mas esses filmes continuam com seus ritmos atuais, justamente pela "pressa" que seus personagens principais tem em seguir seus destinos. É claro que deve-se ter uma grande suspensão de descrença ao se deparar com personagens como Baseball Furies...



O Visual sujo e decadente é maravilhoso. Quem assistiu Rocky - Um Lutador (1976) pode muito bem fazer a comparação (EUA estava se recuperando, se reconstruindo e blá blá blá). Tudo é quase como quadrinesco para nossos olhos. A Trilha, cenas de ação e acontecimentos não devem ser levados a sério, e sim, considerados como algo da época em que o longa foi lançado. Mas tambem acho besteira, pois como já citei, demonstra ter mais ritmo do que muitos filmes atuais por ai. Praticamente iniciou o estilo de filmes de ação dos anos 80.



Muitos de vocês podem pensar que estou exagerando, mas "Selvagens da Noite" (subtitulo que muitas vezes ignoro) entrou para minha lista de filmes favoritos. Por que? É quase como se sentir uma criança, ou apenas um adolescente sem muitas ambições, vendo algo tão divertido, cartunesco e cult nos dias de hoje.