El Mariachi - Por Rafael Tekken

Quando esse filme começar, você irá até dar rizada dele, mas ao decorrer de sua história, irá vibrar com tudo o que está acontecendo! Estou falando de El Mariachi, o primeiro filme dirigido por Robert Rodriguez, conhecido pelos filmes Pequenos Espiões, alem de Um Drink no Inferno e Planeta Terror.

El Mariachi é um filme de 1992, feito com apenas 7 mil dólares (é perceptível isso o filme inteiro...mas enfim...). Não é uma super produção, e sim um filme bem independente. Ele conta uma história passada no Mexico, onde um Mariachi (musicos mexicanos que você pode lembrar pelos grandes chapéus) viaja de cidade em cidade a procura de trabalho. Seus problemas começam quando ele é confundido com um assassino procurado, que carrega uma capa de violão cheia de armas.

Não, não é o Tim Maia!
Esse filme é uma aula de como se fazer um filme com baixo orçamento, e mostra ao jovens que sonham em ser diretores que não é preciso ter um super orçamento para criar uma boa história e ótimo roteiro. El Mariachi tem ritmo, coisa que muitos filmes por ai não tem. Ele tem um roteiro muito bem amarrado e te prende do começo ao fim. É a prova de que um bom roteiro pode salvar ou estragar tudo (SIM! ESTOU MANDANDO INDIRETA PRA PROMETHEUS! ROTEIRO DE MERDA!)

É claro que o baixo orçamento não conseguiu mostrar o que o diretor queria, e o visual do filme, digamos, é um pouco feio. Em certos momento podemos ver que as cenas de ação e tiroteios são tão limitadas, que não enxergamos muito bem o realismo (se bem que é o Robert Rodriguez dirigindo, e quem viu Planeta Terror ou Pequenos Espiões sabe que o realismo não é bem seu forte!).

Algumas Curiosidades:
Para conseguir dinheiro para o filme, Rodriguez teve que servir de cobaia para medicamentos médicos, correndo o risco de passar mal e até morrer! Lembrando que nos EUA ou até em outros paises, é possivel se candidatar a cobaia de Mediamentos, em troca de um dinheirinho...(O Alan de Two And a Half Men já fez isso! :D)

El Mariachi teve 2 continuações, agora feitas com mais orçamento e nos EUA (mas a história ainda se passando no México). Ambos estreladas por Antonio Banderas (já que Carlos Gallardo, que interpretou Mariachi no primeiro filme,  ficou apenas na produção), os filmes A Balada do Pistoleiro e Era uma vez no México são bons, mas mesmo com todo o orçamento, não superam El Mariachi!

Apesar de alguns errinhos (muitos pela falta de orçamento), El Mariachi é um ótimo filme, e uma ótima recomendação!