Top 10: Os 10 melhores filmes de 2013 na minha humilde opinião

Pois é... À meia-noite de hoje daremos adeus ao ano de 2013 para receber de braços abertos o ano de 2014. Mas, antes desse momento mágico, eu vou enumerar os filmes que assisti e considero alguns dos melhores de 2013. (A lista foi feita de acordo com o lançamento no Brasil, por isso alguns filmes que só foram lançados aqui neste ano mas já haviam sido lançados nos EUA em 2012 também estão na lista)

10) O Cavaleiro Solitário

O filme mais injustiçado do ano, na minha opinião. Foi parar injustamente em várias listas dos piores do ano, graças a uma campanha de difamação criada por alguns críticos e veículos de mídia, quando na verdade é um filme muito divertido e um ótimo entretenimento. As referências, a atuação decente de todos e cenários e figurinos impecáveis tornam O Cavaleiro Solitário tudo que James West e Jonah Hex sonhavam ser mas não conseguiram. Uma pena essa ser uma das piores atuações da carreira de Johnny Depp, mas ainda assim vale muito a pena ser assistido.



9) O Último Desafio

Cara, tio Schwarzzas ainda está com tudo. Continua dando tapa na cara de meliante como ninguém. No filme ele interpreta o xerife de uma cidadezinha que é o único caminho entre um traficante mexicano em um carro de última geração e a fronteira com o México. É claro que isso vai resultar em muita pancadaria no melhor estilo Schwarzenegger. Contando com as ilustres presenças de Rodrigo Santoro, John Knoxville e da teteia Jaimie Alexander. Sensacional!







8) Oz: Mágico e Poderoso
Esse filme divide muitas opiniões. Mas há muito tempo eu não me divertia tanto no cinema. Um filme no melhor estilo "Alice" de Tim Burton, mas inspirado num dos maiores clássicos da literatura e do cinema: O Mágico de Oz. James Franco não compromete como o Mágico Charlatão, e as belíssimas bruxas do filme cumprem muito bem seu papel, mas é nas criaturas "fofinhas" de CG que metade do peso do filme se apoia. E elas não fazem feio, impecavelmente renderizadas, às vezes mergulhamos tanto no mundo de Oz que esquecemos que as criaturinhas não são de verdade. Entretenimento para toda a família com um roteiro decente e ótimas atuações.

7) Família do Bagulho

Há mais ou menos uma década não temos um bom trocadilho em um título nacional, mas o de We're the Millers sem dúvida é um dos mais legais. Quando um traficante mequetrefe é roubado e tem que se explicar com seu chefe (Ed Helms, impagável), o mesmo o obriga a atravessar a fronteira do México numa vã carregada de maconha. Para isso, ele usa um disfarce perfeito: uma família de férias. Contando com a ajuda de uma stripper (Jennifer Anniston, uma delícia), um virgem esquisito do apartamento de baixo e uma menina de rua. Isso é o suficiente para várias piadas geniais, referências à cultura pop e situações hilárias. Uma das melhores comédias do ano, e sem dúvida, da última década.

6) Oblivion

Tom Cruise e Morgan Freeman. Uma dupla que já vale o preço do ingresso. Mas esse sci-fi do diretor de Tron - O Legado não compromete no roteiro e nas outras atuações. Pelo contrário, conseguiu o incrível feito de trazer uma história original e bem construída. Oblivion é uma garantia de um bom entretenimento, com atuações impecáveis e um roteiro bem amarradinho.

5) O Hobbit - A Desolação de Smaug

Valeu o preço do ingresso. A segunda parte da aventura dirigida por Peter Jackson nos transporta novamente à Terra Média na árdua jornada de 13 anões e um Hobbit para chegar à sua terra natal e libertá-la das mãos do cruel dragão Smaug. Atuações ótimas como no primeiro, 3D decente, aventura desenfreada e o melhor dragão de CG da história do cinema. Só não está entre os três primeiros porque o páreo esse ano foi difícil.

4) Além da Escuridão - Star Trek

KHAN! O maior vilão da franquia está de volta interpretado pelo genial Benedict Cumberbatch, com um roteiro que se mede bem entre a originalidade e as referências à versão clássica. Um filme incrível de tirar o fôlego e se agarrar na cadeira. Conseguiu se manter no mesmo nível do primeiro e ainda nos deixar com um gosto de quero mais.

3) Thor - O Mundo Sombrio

O melhor filme das Marvel depois de Os Vingadores, sem dúvida. Atuações ótimas, um roteiro fantástico, efeitos de tirar o fôlego e personagens cativantes trazem Asgard de volta em todo o seu esplendor, num filme que supera o primeiro tranquilamente e nos entrega a Asgard que sempre sonhamos. Está no top 3 por muito merecimento.

2) O Homem de Aço

Superman está de volta! A nova versão do último filho de Krypton, encabeçada por Zack Snyder (300) e Christopher Nolan (Trilogia Cavaleiro das Trevas) entrega o clássico personagem a uma nova geração com atuações maravilhosas e alguns dos melhores efeitos especiais dos últimos anos. Para quem reclamou da falta de ação em Superman - O Retorno, O Homem de Aço traz batalhas arrebatadoras dignas do Superman. Tudo isso sem abandonar a mitologia clássica do personagem. Um filme nota 10.
1) Os Miseráveis

O filme foi lançado em dezembro de 2012 nos EUA e fevereiro de 2013 no Brasil, mas merece a posição na lista de melhores de ambos os anos. Atuações incríveis, cenários e figurinos majestosos, músicas inesquecíveis e uma história tão incrível que só poderia ter saído das páginas do grande Victor Hugo mesmo. Um filme que nos ensina que, por piores que algumas situações possam parecer, a esperança num novo amanhã é a maior arma que se pode ter. Do you hear the people sing?






Infelizmente, não assisti  tantos filmes desse ano, passando direto por alguns sucessos de crítica como Círculo de Fogo e Gravidade. Ainda assim, essa é minha lista dos melhores que assisti. E você? Quais os melhores filmes do ano na sua opinião?