GTA San Andreas - por Rafael Tekken

Sim! Mesmo em época de GTA V, ainda é tempo de dar o mérito a esse jogo!

Só pra Constar
Não, esse não é o CJ! É o Cesar, cunhado dele!
Em nosso podcast especial sobre GTA, eu comecei o cast com a frase: "Aqui é Rafael Tekken...e GTA San Andreas é uma merda!". Claro que foi para causar polemica, e nem achava ele uma merda, mas não achava tudo isso que falavam. Pois é, o tempo passou, e resolvi joga-lo novamente, dessa vez, dando a devida atenção. Então, terminei ontem (dia 14/10/13) e acabei chegando a uma conclusão: Realmente, o jogo é FÓDARALHAÇO!

Por mais que Vice City ainda tenha um grande espaço em meu coração, percebo que em SA, lançado em 2005, a Rockstar havia conseguido criar um Universo, a verdadeira intenção da Rockstar. E não só pelo tamanho do mapa (que realmente é um estado. Pequeno, mas é um), mas pela interação que você tem com tudo, com os personagens, enfim. Diferente da minha antiga visão, o jogo não se resume a Guerra de Gangues, mas tambem a algo muito maior.

Exemplo Lembra da cena em que T-1000 persegue John Connor em Terminator 2? Pois é, ela é referenciada no jogo, afinal, ele se passa no mesmo ano de lançamento do filme, 1992, e tambem na mesma cidade (pois Los Santos é uma "paródia" de Los Angeles).
A Quantidade de Easter Eggs e referencias aos anos 90 é absurda. Você liga o rádio e está ambientado na época. Vemos isso muito melhor em Vice City, mas aqui não fica atrás.
Foi maravilhoso comprar lugares, conhecer personagens, rever alguns (como Catalina, vilã de GTA III, Ken Rosenberg, o advogado de Tommy Vercetti em Vice City, entre outros), conhecer cidades, e outras coisas que até me emocionam :(. Como jogo, supera seus antecessores e tambem seu sucessor, GTA IV! Alem disso, eu acredito que se fecha um ciclo, pois em GTA IV e V, pouco vemos referencias a personagens ou o que aconteceu antes. Vemos a Groove Street (bairro de CJ) em GTA V, e muitos lugares da antiga Los Santos, mas diferente de GTA III, Vice City e San Andreas, não vemos ligações com as histórias. 

Esses 3 jogos que citei tem grandes ligações em seus arcos, e em SA, tudo se fecha. Acredito eu que agora, a franqua GTA esteja em outro arco, e espero que se dê bem nele. Enfim, GTA SA é um jogaço! Sem duvida, um dos melhores que já joguei!

PS. Bora fechar com uma musica fóda da Rádio X. Personal Jesus do Depeche Mode