A História dos FPS! Como foi evoluindo, para termos o que temos hoje.


Galera, fiquei um bom tempinho sem postar né? Peço desculpas a todos, mas foi por uns motivos pessoais vagabundagem. Mas eu voltei \o/. Bem eu acho que você já jogou algum FPS um dia. Mesmo se foi na casa de um primo, amigo ou nas famosas casas de jogos (que aqui na minha cidade era Lan House mesmo),enfim. Mas você sabe o que significa FPS? Confira nesse especial sobre a História dele!

FPS: First-Persono Shoter ou em português ''Tiro em primeira pessoa'', ou joguinho de tiro, como a maioria falava. E esse estilo de jogo começou a aparecer na década de 90, com os avanços tecnológicos e coisas do tipo, em vídeo-games da "nova geração" que para a gente é ultrapassado, mas para a época portava MUITA coisa. Listado, o primeiro jogo de FPS foi Maze War e Spasim, só que diferente do que eu tinha dito anteriormente ele foi lançado em 1978 (dai, nos anos 90, foi popularizado o estilo).

Wolfenstein

O primeiro jogo que se popularizou nesse gênero foi Wolfenstein 3D. Ele que serviu de gancho para outras produções que começarem a vir, como DOOM, Duke Nukem dentre outros... A história de Wolfenstein  é a seguinte: "William "B.J." Blazkowicz, um agente secreto aliado capturado e preso, durante a Segunda Guerra Mundial, no Castelo Wolfenstein. B.J. precisa escapar da prisão, matando os guardas, conseguir informações, destruir projetos de guerra química e acabar com experimentos malignos em seres humanos. Para isso eliminando figuras-chave da hierarquia nazista."

Doom 
Bem agora iremos falar do rei dos FPS, o tão aclamado e famoso DOOM. O que dizer desse magnífico jogo? Bem o jogo é muito inovador para a época, pegando elementos de Wolfenstein e modelando seu próprio modo. DOOM criou um roteiro e gráficos melhores que do Wolfenstein. Você está na pele de um soldado (essa formula é raramente deixada de lado no quesito é FPS) que é o mais ''fodão'' da terra, detonando demonios que saem de um portão do inferno. 

Não acho a história melhor que a do Wolfenstein, mas adoro a jogabilidade é. Se você fechar o jogo por completo revela-se mais da história, mas eu não quero comentar por causa dos spoiler's para quem nunca jogou. E uma coisa que fui muito comentada na época e depois virou quase que impossível não ter em outros jogos, foi a quantidade de armas quase que infinitas que você poderia carregar e o modo multiplayer.

Duke Nukem

E esse é o maior concorrente de DOOM (de a acordo com muitos, superou). Eu logicamente estou falando de Duke Nukem. Esse eu confesso que joguei bastante, fechei ele 2 ou 3 vezes (mas continuei jogando por prazer) e não é por desprezo, mas é muito melhor que DOOM. Duke Nuken trouxe, além de coisas tradicionais do FPS, sátiras junto com o humor negro (lógico), e muitas piada com atores americanos, como Arnold Schwarzenegger (acho que é assim O.O). Só que pouco tempo depois a ID criou um ótimo jogo, porém o burro aqui NUNCA conseguiu zerá-lo... Mas mesmo assim irei comentar sobre o mesmo!

Quake
Quake é tambem um dos mais aclamados jogos de FPS, pois garantiu bastante espaço no genero. Muitas pessoas não sabem, mas Quake de fato é um game lá das antigas (eu vejo bastante amigos meus ou pessoas pela internet conhecendo Quake lá pelos jogos novos de PC, Xbox). Além do jogo possuir fases aquáticas pouco vistas em jogos de FPS, isso contribuiu para seu sucesso, Quake tem vários jogos  até o último que foi lançado em 2009, apenas para o PC. 

Half-Life


Half-Life, considerados pela maioria em voto popular o game que abriu portas para a geração 2000. Um designer superior a tudo que você poderia ter visto. No jogo você controla o personagem Gordon Freeman, um personagem não dialogava e portava um pé de cabra como arma. A empresa para qual ele trabalha, abre sem querer (sempre sem querer) um portal alienígena. Então ele tem que sair dali antes que ele morra (pois a empresa deseja exterminar tudo que está na base, ou seja, até ele! 

Então além de lutar contra aliens (que por sinal são muito fodas), você tem que enfrentar o governo. Half-Life, teve uma continuação (que não pude desfrutar ), mas eu sei que assim como o primeiro, é muito BADASS, ou até mais. Até hoje eles pensam em criar uma 3ª continuação, mas nada foi realmente confirmado.

E Half-Life resultou em... Counter Strike!

Quem nunca jogou CS? Admita você pedia dinheiro pros seus pais para ir na lan-house jogar, mesmo eles não deixando. Tanto que CS, deixou marca registrada que tem no Brasil. CS na verdade surgiu como um mod criado para o jogo anterior que eu citei, Half-Life, mas que logo com seu sucesso criou-se um jogo "solo" do mesmo. Aliás não há no que se aprofundar no jogo, já que o mesmo não possui enrendo. Mas a época de ouro de CS foi muito boa. Com certeza você já desfrutou desse divertidissimo jogo. 

Galera, para encerrar o post, queria pedir para comentarem o que acharam. Curtiu? Não curtiu? Fale aí cara... Deixe seu feedback e o mais importante volte sempre e curta-nos no facebook para ficar por dentro de todas as nossas novidades. Volte sempre, até o próximo post e falou!