Filmes "estilo GTA" - Os filmes que serviram de inspirações para os Jogos

Vêem a imagem acima; é o PC do Rafael...
E então, infelizmente não teremos hoje o podcast mais foda desse século...

Sabe, a franquia GTA começou se inspirando alguns filmes daquela época, e de alguns anos atrás também (desde O Demolidor, a Scarface), tal como os "kombatents" dos primeiros jogos do MK (sabe, Johnny Cage, Raiden, Cyrax e Sektor...). E tem sim, alguns filmes que eu gosto de comparar até com GTA, basicamente sempre me vindo a cabeça aquele simples resumo dos primeiros jogos, e fazendo jus ao título: um criminoso numa cidade grande roubando carros.

E aqui vai outro tipo de post que adoro fazer: de listas.

O Demolidor (Demolition Man, 1993)
Sabe, adoro filmes dos anos 80 e 90 com temática de ficção-científica ambientada em um cenário cyberpunk (aaa, Blade Runner...). O Demolidor é um deles, não é um dos meus favoritos, mas é legalzinho. Mas, a história é sobre o típico policial foda (Stallone), perseguindo o bandido foda (Snipes)... Só que descongelados num futuro ai. E é ai que entra GTA 2: Claude Speed (minha cabeça ainda vai explodir pensando em como Claude do III é o mesmo do 2...) é descongelado anos a frente, em Anywhere City (que se foda Vice City em GTA VI, eu quero tocar o puteiro nessa cidade!), e seus distritos, e ai vem aquela história: roubando carros, fazendo missões, roubando dinheiro e depositando-o numa igreja para que a sua alma seja salva (Aleluia!), sabe, o de sempre...

O Trock (Payback, 1999)
Eu gosto desse filme principalmente pela fotografia dele, pelo cenário. Basicamente um filme noir mesmo, estrelado por Mel Gibson. Outro filme que GTA coloca como história de fundo para seus 3º e surpreendente jogo da franquia: um jogo em 3ª pessoa, em um mundo aberto, e... Altas putarias rolando solta! Mas enfim, é claro, tem alterações feitas na estória sim, como que o Claude não leva 3 tiros nas costas, e sim um tiro no pescoço, e ainda é enganado por sua namorada, que no jogo, é uma maníaca, enfim, entre outras coisas.

Scarface (remake de 1983)
O fodástico GTA: Vice City, com sua ótima ambientação no meio dos anos 80, com as melhores rádios, e seu personagem sociopata (ou considere ele um psicopata mesmo), leva muita inspiração no melhore filme de Brian De Palma (Carrie - A Estranha, O Fantasma do Paraíso). Tanta inspiração, com seu personagem, quanto numa parte lá da mansão, onde num banheiro tem uma motosserra e sangue nas paredes e no chão. 

Além é claro, Miami Vice serviu também como base do jogo (sendo claro, Vice City baseado em Miami), 
tendo também uma missão semelhante a um episódio da série também.
Sem contar também que Scarface também teve um jogo pra PS2, onde (Spoiler) Tony Montana não morreu, e tenta se vingar do Sosa e voltar a ser o fucking-boss da cidade. Dizem que não é semelhante ao Vice City, mas eu não joguei.

Os Donos da Rua (Boyz n the Hood, 1991)
Os Donos da Rua é outro ótimo filme independente o qual GTA: San Andreas se baseou. De cidade para estado, a ambientação nos anos 90, envolvendo as gangues, guerras entre elas, além do próprio CJ ser baseado no Tupac, incluindo é claro o Big Smoke (baseado no Notorious Big), o Sweet (baseado no personagem do Ice Cube, ai acima), o fdp do Frank Tenpenny, baseado e dublado pelo Samuel L. Jackson, entre outros.

Adrenalina (Crank, 2006)
A primeira coisa que me veem a cabeça quando vejo esse filme, é logo os jogos da franquia. Simplesmente é o que eu disse lá no inicio do post (..."um criminoso numa cidade grande roubando carros."), tendo o anti-herói-bad-ass-vingativo-matador de aluguel do filme, precisando aumentar o máximo a adrenalina em seu corpo pois ele era sedentário, e fazendo isso das mil maneiras possíveis; tocando o puteiro na cidade inteira, dirigindo carros e motos em alta velocidade, "jogando o mini-game hot coffee"...
Obs: o 2º filme é exageradamente tosco e ruim mesmo, MAS... É tosco, e eu gosto desse tipo de filme (Não, o tipo de filme que Adrenalina 2 é, mas um tipo de filme tosco, trash, B, sabe?).

60 Segundos (Gone In 60 Seconds, 2000)
É, esse filme deveria se chamar mesmo "Grand Theft Auto", pois basicamente trata-se disso mesmo. É uma side-mission do personagem do grande mestre Cage (não o Luke, o Nicolas), onde ele tem que roubar 50 carros!
Bem, vi pouco esse filme, mas pelo que vi e li mesmo, GTA se inspirou bastante nele também.

Bem, foi um post pequeno mesmo, além disso é claro que há outros filmes e séries o qual GTA se baseio, tal como Velocidade Máxima (numa missão), Miami Vice como já citado, God Bless America e Um Dia de Fúria, entre outros.
Obs.: a franquia Grand Theft Auto se inspirou bastante em filmes (e tem alguns filmes semelhantes aos jogos, mas isso não conta), mas é CLARO, que isso não torna os jogos ruins, nem irei dizer o porque; só fiz mesmo esse post por que... Eu queria sou eu o chefe dessa bagaça (zuera)..

Bem, então aguardem que ainda vem por ai nova edição do podcast BDC, e pra finalizar, essa música extremamente ótima:

Alguém