Saiba: Qual foi o Inicio do Mangá?

Muitos conheceram o Mangá a não muito tempo. Mas acreditem, as conhecidas "histórias em quadrinhos japonesas" já tem muito tempo de existência, e eu digo, Muito! Lançado em meados de 1814 o primeiro Mangá se chamava Hokusai Mangá, e foi criado por Katsushika Hokusai.
De acordo com alguns, o termo Mangá foi uma criação de Hokusai. Mas, ainda existem controvérsias.

Segundo Matt Thorn, antropólogo e autor de vários livros sobre o tema, a origem do mangá depende de como se define um mangá.
“A palavra proriamente dita foi popularizada pelo famoso artista Hokusai, mas, ao contrário do que diz o mito popular, o termo não foi inventado por ele. A palavra é composta por dois caracteres chineses – o primeiro significando algo como “vago” e o segundo “imagem” – e tem sido usada para descrever vários tipos de imagens cômicas por pelo menos dois séculos.”
Se levarmos isso em consideração, Hokusai não foi o grande fundador, mas ele pode ser considerado co cara que deu um pontapé inicial. Hoje em dia esses mangas valem cerca de 350 até mais de mil dólares, mas são realmente raros pois são frágeis.

Algumas Imagens:



Dai Você Me Pergunta
E O Mangá que conhecemos Hoje? Com os personagens com olhos grandes e coisa e tal?
Bom, na época em que Japão ainda se recuperava da Segunda Guerra Mundial, surgiu o mangá Shin Takarajima, do mangaká Osamu Tezuka, que se baseou nos desenhos da Disney e cartoons ocidentais. A partir dele os personagens passaram a ter muitas das características que tem hoje em dia e também os elementos de imagem, como onomatopéias, linhas de movimento, e outras. Pela sua criação, que hoje é a formula do Mangá, Osamu Tezuka se tornou o considerado "Deus do Mangá".

No Brasil
Aqui no Brasil o primeiro mangá a chegar foi o chamado Lobo Solitário, que retrata a história do espadachim Itto Ogami, em 1988 e foi publicado pela editora Cedibra. Mas, ao adaptarem da leitura original japonesa (que é de trás para frente) aconteceram muitos erros e acabavam invertendo as imagens. Com isso, quando Dragon Ball chegou aqui no ano 2000, eles optaram por lançar no formato original mesmo.

Bom pessoal, é isso. Texto simples, pequeno, e, acredito eu, informativo. Um Abração a todos você! Faloouuu...

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Lembrem-se: Depois da 5, joguem os cérebros pelos buraco da porta! E tambem, nos Curtam no Facebook e nos Sigam no Twitter!