Falando de Velharia: He-Man - e os Mestres do Universo

Nostalgia

CLÁSSICO! Quem foi criança nos anos 80 com certeza se lembra desse desenho (seja por nostalgia, ou pela zuação das "incinuações sexuais" dele)! Estou falando de He-Man - e os Mestres do Universo (He-Man and the Masters of the Universe), uma série animada baseada na linha de brinquedos Masters of the Universe, lançados pela indústria de brinquedos Mattel.

Pelos Poderes de...Conan?!
Você se lembra do clássico filme Conan o Bárbaro de Arnold Schwarzenegger? Pois é, depois do lançamento do filme, foram produzidos vários bonecos articulados inspirados no personagem. Acontece que com a grande violencia do filme, a Mattel resolveu que não iria mais seguir com a produção, pois considerou o filme impróprio para o publico infantil (e provavelmente perceberam que as vendas seriam muito baixas). Então eles resolveram transformas os brinquedos que seriam de Conan em uma nova linha chamada Masters Of the Universe.

Ao mesmo tempo, para alavancar a venda dos bonecos,  em 1983 foi encomendada à Filmation Studios uma série de desenho animado. A série utilizava a técnica de rotoscópio, assim como outros desenhos da Filmation (como Tarzan), em que os movimentos dos personagens eram desenhados sobre filmagens de atores. Quem assistiu às séries da Filmation podia ver semelhanças entre os movimentos dos personagens das séries (aquelas classicas animações repetidas que podemos perceber hoje em dia.

Quadrinhos
Originalmente, junto com cada boneco da linha, vinha um mini-gibi. Isto foi antes da série animada; descreviam diferenças de He-man para o conceito que seria adotado posteriormente na série animada. Por exemplo: He-Man, segundo esta origem, não tinha identidade secreta; ele era um bárbaro duma tribo de Etérnia, um mundo que experimentou um conflito chamado de a Grande Guerra, que devastou as civilizações que governaram esse mundo, deixando para trás fantástico maquinário e armas. 

A Animação
Na animação da Filmation essa origem de He-man foi mudada. Nela, He-Man vive no planeta Eternia, um mundo aparentemente medieval, mas repleto de tecnologias avançadas. Etérnia também é repleto de seres mágicos. Enquanto o planeta é comandado pelo justo rei Randor, o vilão Esqueleto (que é Halterofilista) tenta dominar o castelo de Grayskull, e assim ter o controle de todo o universo, que é protegido por He-Man, que na verdade é Adam, o príncipe filho de Randor. A guardiã do castelo de Grayskull é a Feiticeira, que se transforma em águia quando necessário. Aparentemente é ela quem concedeu os poderes de He-Man ao príncipe Adam, entretanto, em um episódio, são mostradas as duas espadas do poder, ou seja, Adam e sua irmã Adora (que vira a She-Ra) são escolhidos pelas espadas. Ela também é a mãe de Teela, adotada por Mentor.
Poucos sabem que Adam é He-Man. Apenas Gorpo, Mentor e Feiticeira conhecem seu segredo (que não é lá muito bem escondido, pois todo mundo pode ver que é só o Adam bronzeado). Para se esconder dos demais, Adam se faz de preguiçoso e covarde, o que causa raiva em Teela, capitã da guarda real, e desgosto em Randor.. O vilão Esqueleto, tem sua base na Montanha da Serpente, que é uma montanha com uma cachoeira e uma enorme serpente esculpida em toda sua volta.

Acredito que uma das coisas que jamais serão esquecidas por todos, serão os famosos conselhos que dados por He-Man no final de cada episódio:
"Pelos Poderes de Grayskull!!!". Esse é o famoso grito de guerra do herói de Eternia, quando o principe Adam se transforma no poderoso He-man, através de sua espada mágica. Aqui no brasil, o desenho foi apresentado nos programas Balão Mágico, Xou da Xuxa e TV Colosso com grande sucesso. Ele já chegou a ser exibido pela Record, que exibia a versão antiga do desenho. O Sucesso dele foi tanto, que He-man ganhou uma adaptação para cinema!

A Adaptação para os Cinemas
Em 1987, foi feita a adaptação da animação, que trazia Dolph Lundgren interpretando He-man. O Filme trazia uma história diferente da animação, onde He-man e seus amigos eram de uma realidade paralela. Em uma guerra entre o Castelo de Greyskull e Skeletor, se abre um portal para o planeta terra. Como não assisti ao filme, não posso falar nada, mas provavelmente não deve ser muito diferente das adaptações de animações e games que viamos nessa época (Double Dragon manda abraços!). Ah, e vocês lembram Monica Geller de Friends? Antes de ser Monica, Courteney Cox interpretou o papel de Julie Winston no filme.

Curiosidade
Você sabia que o criador de Power Rangers, Haim Saban e seu velho parceiro de equipe, Shuki Levy produziram as músicas para um desenho animado que ficou famoso nas década de 1980 e 90? As músicas de fundo que foram produzidas pela dupla, são famosas até hoje. Pois é, falo de He-man e os Defensores do Universo de (1982/1985).

E antes de terminar, não posso me esquecer da abertura da série!